calendário

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agricultura e Agro-Pecuária

 Falar da agricultura e da pecuária, é falar praticamente da história do Corvo, dos primórdios até à actualidade, porque sempre foram e continuam a ser a base principal da economia da ilha.
  Na agricultura, os produtos que predominam são, o milho, as batatas e diversas hortaliças.No entanto, houve tempos em que o trigo, o centeio e a cevada também eram muito importantes.
  Convêm salientar que a agricultura era praticada tanto nos terrenos da vila, como nos "de cima", ou seja, na parte não habitável.
  As "terras" são pequenos cerrados, divididos por muros de pedra.
  Um facto curioso,era que nas terras de baixo(ou seja, nas da vila), quase todos os trabalhos eram feitos pelas mulheres, enquanto nas de cima, eram os homens que mais trabalhavam.Este facto está  intimamente ligado ao facto de todos os animais estarem nas pastagens de cima.
  Assim, o dia a dia dos homens era passado praticamente fora da vila.Partiam bem cedo, para a ordenha e tratamento dos animais.Depois, dedicavam-se à agricultura propriamente dita, onde lavravam, semeavam e mondavam os terrenos.No final do dia, ordenhavam novamente as vacas e só depois regressavam à vila, com as "latas do leite", com o qual as mulheres faziam o famoso queijo do Corvo.
  O gado, constituía assim a principal fonte de rendimento das famílias.Era (e continua a ser) exportado para o  continente, durante o Verão e era principalmente com o dinheiro da sua venda que os Corvinos  tinham que sobreviver durante todo o ano!!!

2 comentários: