calendário

sexta-feira, 25 de março de 2011

Censo de Milhafres este fim de semana nos Açores.

VI Censo de Milhafres nos Açores, que decorre no sábado e no domingo numa iniciativa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para recolher dados sobre esta ave emblemática do arquipélago, envolverá cerca de meia centena de voluntários.
"Tenho notado muitos novos voluntários este ano", afirmou Carla Veríssimo da SPEA admitindo que ainda podem surgir mais inscrições até ao final do censo, no domingo.

A organização tem inscrições de voluntários para as ilhas de Santa Maria, S.Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial, tendo apelado à participação nesta iniciativa que pretende recolher informações sobre a única espécie de ave de rapina diurna existente nos Açores.

"Desde 2006 que a SPEA leva a cabo o Censo de Milhafres", frisou, acrescentando que "quanto mais voluntários, mais dados podem ser recolhidos sobre esta espécie".

No ano passado, segundo Carla Veríssimo, a iniciativa envolveu 46 voluntários, que contabilizaram 331 milhafres, uma ave que apenas não ocorre nas ilhas das Flores e Corvo.

O censo deste fim-de-semana decorre em simultâneo na Madeira, onde segundo Carla Veríssimo, "ainda existem poucos voluntários" para algumas zonas da ilha, como S. Vicente, Santana, S. Jorge, Ponta do Pargo e Porto Moniz, mas também em Porto Santo.
 
                                                                                                          "Açoriano Oriental"

Sem comentários:

Enviar um comentário