calendário

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Viagem dos irmãos Joseph e Henry Bullar ao Corvo em 1839

Os irmãos Bullar eram ingleses e vieram para os Açores à procura de saúde.Tinham um espírito curioso, culto e observador. Habitualmente era o Dr.Joseph Bullar quem registava as suas várias viagens pelas ilhas.
   Da sua viagem do Faial para o Corvo, existe o seguinte registo:
   " Os nossos companheiros de viagem, que se alojaram no porão, eram um pachorrento sapateiro, sua mulher e dois filhos; uma mulher solteira; um preso desterrado para o estabelecimento prisional das Flores e um soldado tuberculoso de S.Miguel, que se arrastava para fora do camarote e se sentava ao sol.O preso andava à vontade como qualquer cidadão honesto, passeando por onde e quando lhe apetecia; deitava-se lá em baixo quando fazia mau tempo e estendia-se no convés ao sol, quando o mar estava calmo...
   Para além destes e dos tripulantes, havia mais dois corvinos, que eram criaturas francas e bondosas, e estão satisfeitíssimos com a ideia de voltarem a ver as mulheres.São muito amigos um do outro, comem juntos, falam e consultam-se mutuamente, à parte da restante população.Consideram o contra-mestre americano como um ente superior e mostram, pelos seus actos e expressões dos rostos, a maior gratidão pela forma como ele os trata"

Sem comentários:

Enviar um comentário