calendário

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolamente.

O Bolamente é um jogo original e tradicional dos Açores.Era jogado em todas as ilhas, mas actualmente já pouca gente sabe em que consistia.
   Era um jogo que se iniciava na Quaresma e terminava na Páscoa.
   "Bolamente" é uma abreviatura de "boa amêndoa", que certamente tem a ver com as pronúncias das ilhas.
   O jogo é muito simples e bastam apenas duas pessoas para poderem jogar.Basicamente consistia no seguinte:
   Duas pessoas combinam com alguma antecedência (geralmente duas a três semanas antes da Páscoa), dizerem "bolamento" logo que se vissem.O primeiro que dissesse a palavra ganhava um ponto.Normalmente só se podia dizer duas vezes durante o dia: de manhã e ao final da tarde.
   Iam-se contando os pontos e no final o vencedor era logicamente quem tivesse dito maior número de vezes "Bolamente".O prémio era sempre um saco de amêndoas, pago por quem tinha perdido o jogo.
   Claro que para não se ser apanhado, a técnica era esconder-se em qualquer lugar até que o outro aparecesse.Primeiro, para não levar bolamente e segundo para poder dar e assim ir acumulando mais pontos.
   Tudo servia de esconderijos: os muros, os portões, as carteiras da Escola, os armários e até os varões das escadas.
   Bolamente era realmente um bonito jogo.Numa altura em que o desconsolo era verdadeiramente desconsolo e que só era saciado por altura das principais festas.
   Infelizmente são tradições que se vão perdendo no tempo.
  

3 comentários:

  1. Eu também joguei esse jogo com colegas da escola.Como vai longe esse tempo!

    ResponderEliminar
  2. Bolamemto nao tem nada a ver com abreviaturas e simplesmente um termo usado num jogo na ilha do corvo, sendo uma palavra que nao existe.
    Belamente e um advervio do modo belo;--excelentemente!!!!! e mais usado nas outras ilhs para o mesmo jogo trantado-se mais as diferencias na pronuncia.

    ResponderEliminar
  3. cada um pucha a brasa a sua sardinha

    ResponderEliminar